Mochilão Literário pela América do Sul

Outro dia, passando pelo Instagram da Giovana Tavernari descobri que ela estava fazendo um Mochilão Literário pela América do Sul. Assim, sem sair de casa, passeando pelas páginas dos livros, ela encontrou um jeito de existir na América Latina para além das fronteiras.

O mapa era lindo, a letra redondinha e a ideia genial. Não tive dúvidas: convidei a Gio para uma collab e agora compartilho com vocês essa experiência deliciosa que me deixou encantada: Eu já quase fechei os países hispanohablantes da América do Sul. 


Vitória e felicidade, já que passear pela latinoamérica foi o jeito que encontrei depois do doutorado para continuar falando de literatura quando a realidade se impôs.

A Gio é dessas pessoas queridas, e olhando para as leituras dela, vi o tanto que dialogam com as minhas ao mesmo tempo em que se distanciam. Que maravilha é literatura e seus encontros.

Deixo aqui o registro desse momento em que preenchi meu mapa e já adianto: já dei check em uma escritora peruana enquanto preparava esse conteúdo. Vem aí demais.

Agora, eu e a Gio queremos saber de vcs? Já leram livros dos 13 países da América do Sul? Quais? Que escritoras? Bom, aqui embaixo tem todas as artes para vc baixar e preencher o seu. E também a minha lista de livros contemplados. No instagram tem as enquetes dos países.  É a sua vez.

Bora viajar?


#mochilãoliterárioaméricadosul #leiamulhereslatinas #escritoraslatinas #viajaréescrever #américalatinafeminista #instalibros #literaturalatinoamericana

Meu mochilão:

Arg: Garotas Mortas, de Selva Almada (trad. Sérgio Molina /Todavia)

Bol: Vocês brilham no escuro, de Liliana Colanzi (trad. Bruno Mattos /Mudaréu)

Bras: Um corpo negro, de Lubi Prates (nosotros, editorial)

Chi: Kramp, de Maria José Ferrada (trad. Silvia Massimini Félix /Moinhos

Col:  Madreselva, de Ángela Cuartas (Diadorim)

Equ: Uma nova espécie (trad. Renê Silva/ Peabiru)

Uru: Gosma Rosa, de Fernanda Trías (trad. Ellen Maria Vasconcellos/Moinhos) 

Ven: Os continentes de dentro, María Helena Morán (Zouk)





Comentários