Temporada de Furacões | Fernanda Melchor 🇲🇽

O que dizer de novo sobre um livro tão aclamado, tão intensamente celebrado e que desperta curiosidade em pessoas tão diversas ao meu redor?

Temporada de Furacões é um livro de terror, mas um terror tão real que te pega pelo pescoço e esfrega na sua cara a possibilidade iminente de tudo acontecer. Lançado pela Mundaréu 💜, o livro de Fernanda Melchor tem sido considerado uma literatura em vertigem. Não estou muito certa disso.

Pra mim, é uma narrativa em camadas, desestruturante e tão ousada por romper com tradicionalidades que impõe ao leitor uma outra postura diante do texto. Ou é outra coisa que ainda não sabemos nomear. E eu simplesmente amei isso.


Fernanda parte de um feminicídio, mas não um qualquer: uma bruxa foi assassina e sua existência desestabiliza a região rasa, as águas superficiais de La Matosa. E é a partir do fim dessa vida que conhecemos seu início, sua genealogia, sua trajetória.

E essa mulher nunca se diz por si mesma, mas são os múltiplos olhares e vozes sobre ela que nos contam as ambiguidades e contradições não apenas dela, mas de uma sociedade inteira.

Com parágrafos intermináveis, capítulos longuíssimos e um vozerio de personagens contando suas perspectivas a respeito dos fatos vividos que os entrelaçamentos são,  aos poucos, revelados.

A narrativa é um novelo, uma novela (?), em que cada mecha aparentemente desconexa vai coser uma parte desta trama. Zás, caímos na teia de aranha que gentilmente Fernanda fia.

Tudo tão bem construido: os espaços, as personagens nada planas, os focos que funcionam como câmeras: ora se lançam como lupas da realidade, ora se afastam.

São as tais camadas, os véus que vão sendo retirados. Cheios de viradas narrativas, de construções que são capazes de nos fazer ter empatia até por quem nem imaginávamos.

Temporada de Furacões foge dos maniqueísmos : são todos de alguma forma vítimas de uma sociedade meio podre, meio covarde. E bom, livro que fala de bruxa sempre me ganha.

Tinha tempo que uma narrativa não me demandava um empenho tão grande do corpo. Que maravilha!

#autoraslatinas #escritademulheres #literaturalatinoamericana #literaturamexicana #autorasmexicanas #temporadadefuracões #fernandsmelchor #editoramundareu #terrordemulheres
 

sobre a autora:
 
Fernana Melchor é mexicana de Veracruz. É Jornalista pela universidade Veracruzana e foi coordenadora de comunicação de seu campus Veracruz-Delrío. Premiadíssima, tem diverso livros publicado e no Brasil contamos com a tradução de Temporada de Furacões e Parádais, todo pela queridíssima Mundaréu.
 
 

Comentários